segunda-feira, 27 de junho de 2011

O Problema X A Fome

Comer só soluciona FOME

No decorrer de dez anos emagreci e engordei novamente algumas vezes, o que sabemos que é muito freqüente aconteder. Fica sempre a pergunta que não quer calar: POR QUÊ ENGORDAR DE NOVO, CRIATURA IGNÓBIL QUE JÁ SABE QUE COMER PORCARIA ENGORDA????!!! AAAHHHHH!!!! 

Vamos dizer, todo mundo sabe o que é fome. Aquela dor esquisita, com sensação de buraco na barriga e vontade de comer. Daí, procuramos por comida, comemos e pronto. Paramos quando estamos saciados. Mas, nããããooo, comemos também por outros motivos; e muito. 

Comemos porque estamos felizes, porque estamos tristes, porque está gostoso, para comemorar, porque estamos com vontade daquele docinho, porque queremos agradar alguém, porque estamos cansados ou quem sabe relaxados, e outros motivos como adiar algo desagradável e por aí vai. Todos os motivos e desculpas possíveis que não sejam fome. Parece que quanto mais se come mais se encontra motivos para comer.

Como se não bastasse, não é só o ato de comer. O interesse é por porcarias, doces, guloseimas, todos os “engordiets” conhecidos e imaginados!

Comida é para alimentar e saciar a fome. Não se deve comer a não ser por esse motivo. Devemos nos educar a identificar esse evento único: FOME.


Não coma para compensar ou confortar 

O que é essa vontade de saciar a tristeza do meu coração? Não é fome? Não coma!

Uma pessoa que não controla o impulso de comer, além de engordar fica com muitos problemas. Pense bem: você consegue organizar algo se seu corpo estiver desorganizado? 

Como manter a eficiência total com gordura a mais, colesterol e triglicérides altos, pressão alta, descompensação de diabetes, dor no corpo, lentidão, auto estima baixa, desânimo, desânimo, e mais desânimo?

Não coma para se confortar, não vai resolver o problema. O que resolve o problema é encontrar a solução. Comer em demasia só vai piorar as coisas e desviar o problema. 


Fortaleça a vontade; não facilite as tentações

Simples, não é? É, mas não é !!! Não é nada fácil. É preciso disciplina para reeducar o cérebro a se controlar. É necessário adequar os estados emocionais ao que eles representam de fato.

Problemas financeiros são resolvidos com trabalho e controle; aborrecimentos familiares com conversa e organização. Cada coisa no seu lugar e para tudo precisa de controle e organização.

Problemas psicológicos ligados a fatos do passado não se resolvem com comida sem fome ou com guloseimas.  

A obesidade e suas conseqüências têm solução com administração dos sentimentos e da alimentação. 

Certas coisas que fazemos às vezes são muito boas para torturas como sentar na frente do sofá com um prato com um grande pedaço de bolo e ficar tentando resistir. PRA QUÊ? 

Largue o prato na geladeira, vá tomar um banho,  saia de casa ou faça qualquer outra coisa, mas não fique com o prato na mão. Diminua a exposição aos alimentos “engordantes” e deixe a mostra as maçãs, peras, morangos, cenoura crua descascada, queijo; coisas que você escolheu bem bonitas para se tratar bem. Isso que é se tratar bem. Alimentos saudáveis, frescos, suculentos e bonitos. 


Devemos aprender a gostar desses alimentos, pensar neles como remédios que aos poucos ajudam a limpar o colesterol, os triglicérides, controlar o metabolismo lento e viciado. Você vai comer o que estiver disponível; não da para comer o que não foi comprado, portanto não compre bobeiras. 

Torne seu ambiente mais saudável e que permita fazer escolhas saudáveis deixando alimentos saudáveis a mostra.


Troque tudo pelo seu melhor substituto


Doces
Frutas
Massas
Legumes e verduras suculentos
Carnes gordas
Magras
Leite integral
Leite semi ou desnatado
Cereais e pães brancos
Cereais e pães integrais
Bebidas diversas
Bebidas sem açúcar

E, principalmente alimentos prontos por preparados em casa, pois com certeza são feitos com ingredientes saudáveis.
Aos poucos suas preferências gustativas vão mudar.  


Compras inteligentes

Faça compras inteligentes, com lista saudável e desvie-se dos corredores “engordantes”. 

Nunca, jamais, em tempo algum vá fazer compras com fome. Se não consegue resistir a comprar porcarias, peça a outra pessoa da família para fazer as compras ou leve um controlador. 

Em viagens, sempre procuro levar maçã e cenoura crua, pois todas as paradas só encontramos massas, salgados e doces para comer. Quando encontro iogurte, aproveito e tomo um sem açúcar. 

Em festas concentre-se nas pessoas e nas conversas.  Nunca vou a uma festa sem antes comer uma maçã ou tomar um copo de leite. 

Os mercados, festas, restaurantes, shoppings e viagens são como "campos minados" nos quais se deve caminhar com cuidado e planejamento. Tome cuidado em cada evento desses. Se for cometer um deslize, escolha bem o momento e faça com que valha a pena e nada de arrependimento. Por exemplo, se quiser comer algo especial e engordante, faça-o raramente e com prazer. 

Há também muitos sabotadores de regimes que merecem um post específico de como lidar com eles, que escreverei mais adiante.  

Enquanto isso, boas compras.!!!


domingo, 19 de junho de 2011

Meu café da manhã

Arrumo sempre bem bonito na mesa. É claro que caprichei mais que o habitual para a foto RSRSRSRS.


  • Duas fatias do meu pão e, quando compro pão integral (contem glúten) como somente uma fatia. Separo um pedaço, como na foto, para manteiga e geléia diet (gosto de fazer geléia ou a 100% fruta da Quensberry) como se fosse uma sobremesa.
  • Um potinho de ricota com queijo cottage temperado e acrescento duas fatias bem finas de presunto ou peito de peru ou de queijo fresco.
  • Às vezes, quando não tenho ricota temperada, uso duas fatias grossas de queijo, e ponho um pouco no microondas para derreter.
  • Uma fatia fina de mamão ou meia de maçã ou outra fruta de época
  • Café com adoçante de estévia.

Pasta de ricota e queijo cottage

Dois potes de queijo cottage e um de ricota fresca.
Amassar, misturando bem com azeite e sal.
Depois separo em três partes. Deixo uma parte como estava, outra com queijo gorgonzola e a ultima com ervas finas.
Congelo em potes pequenos e vou utilizando aos poucos.

Bom café para todos!

domingo, 12 de junho de 2011

Pão sem Glúten


Uma das coisas que experimentei uma vez para melhorar o funcionamento dos intestinos foi a tal da ração humana. Comi durante uma semana e inchei como um balão e parei de emagrecer por algum tempo.         

Então comprei o livro “Glúten e obesidade, a verdade que emagrece”, de Regina Racco (Rio de Janeiro, RJ: RRacco, 2008). Nesse livro aprendi a fazer algumas coisas sem glúten. Glúten é uma proteína presente no trigo, centeio, cevada e aveia. Consegui uma melhora importante dos intestinos e desinchei bastante. Depois disso, voltei a minha dieta e quase não uso pão com trigo. Hoje evito alimentos com glúten.

O livro tem uma receita de pão que é feito com inhame que dá uma consistência muito boa, gostosa e com sabor delicado. Fiz algumas modificações para usar soja e outros ingredientes. Consegui um pão bem nutritivo, que não esfarela e sem glúten, que utilizo em meu café da manhã, refeição essencial à saúde física, e em especial a minha integridade psicológica, pois é uma hora do dia que, particularmente adoro, com ou sem companhia.

O café da manhã, ou desjejum é essencial para a saúde, pois desperta o corpo para o funcionamento, como que “acordasse” o metabolismo. Ele diz ao corpo: comece a funcionar.

Pão sem Glúten
Essa receita dá para dois pães. Os ingredientes são citados em sua ordem de uso. 

  • 1 xícara de proteína de soja
Moer no processador ou liquidificador e passar para uma tigela.
Se não tiver processador, dá para moer no liquidificador inclinando-o para o lado.
  • 1 xícara de café de arroz integral
  • 1 xícara de café de linhaça
  • 1 xícara de café de gergelim
Moer o arroz integral com uma parte da linhaça e do gergelim (deixo dois terços na xícara). A linhaça moída fica muito amarga ao mastigar as sementes inteiras. Junte essa mistura à proteína de soja na tigela e mais o que sobrou do gergelim e da linhaça. Adicionar a mistura da tigela:
  • 2 colheres de sopa de semente de girassol (não e necessário mas gosto muito)
  • 1 xícara de chá de fécula de batata.
  • 1 colher de café de sal (quando tem, uso gersal - sal batido com gergelim)
Bater no liquidificador
  • 8 ovos
  • 3 inhames descascados e grosseiramente picados
  • 1 xícara de café de óleo de soja
Leve a mistura com os ovos a tigela com as farinhas e sementes e misture bem. A massa fica com consistência de massa de bolo.
Unte duas formas de pão de forma com manteiga (manteiga mesmo e, não margarina) e farinha de soja (lembre-se de não usar trigo).
Por fim acrescente misturando bem
  • 1 colher de sopa de fermento de bolo
Divida a massa nas duas formas e asse em forno alto, sem estar pré-aquecido.
No meu forno assa em trinta minutos.

Olhe que orgulho !!!!!!!! 


Esses dois pães dão para uma semana toda, pois tenho contribuintes para consumo.
Como qualquer outro pão é bem calórico. A consistência após esfriar é boa para cortar bem fino. Já tentei fazê-lo com menos ovos. Fica bom, mas esfarela, não dando para cortar fatias finas.








segunda-feira, 6 de junho de 2011

Arrume a casa, o armário, a vida


·         Armário

 
 Com certeza você tem alguns números de roupas no seu armário. Eu tinha do 38 ao 44 (apertado, pois não queria confessar que era 46). Guardei todas as roupas que não entravam no corpo em caixas de papelão e protegidas com plástico azul. Separei e guardei mais ou menos por tamanhos.

Uma das minhas táticas de motivação é sempre deixar no armário as roupas que cabem no momento e uma calça nova, de liquidação (para não dar pena de dar embora depois) que ainda não serve. Experimento na loja uma que serve e levo um número menor. Não adianta vestir quarenta e seis e ficar sonhando com o trinta e seis de anos atrás. Metas que parecem impossíveis não são alcançadas. Um número menor é algo mais próximo, uma meta mais executável e incentiva mais por não ser tão distante. Também não é bom comprar roupas caras e em grande quantidade, pois dá até pena de perder depois.

Dê embora ou aperte cada roupa que ficar larga. Não deixe no armário para o caso de algum dia voltar a servir. Isso significa admitir engordar novamente. Livre-se de todas as roupas que ficaram grandes !!!!!! Não admita voltar a usá-las.
Cada vez que diminuo um número de calça, compro logo uma menor e rapidamente dou as roupas largas. Procuro sempre experimentar as roupas das caixas. É muito bom experimentar uma roupa que não servia mais e verificar que ficou bem. É melhor que roupa nova. Atualmente estou muito feliz usando meus antigos quarenta. Já tenho uma calça número trinta e oito a minha espera. 


·     O local de refeição 


A refeição deve ser algo agradável, inclusive no visual. Valorize seu prato, compre ou faça uma toalhinha bonita, agradável. Use louças sem lascas. Enfeite o prato com um ramo de salsinha.
Afaste da sua vista todas as guloseimas das crianças. Peça colaboração para família para não comer guloseimas a sua vista. Vai fazer bem para eles também. Será que seus filhos não estão comendo muita bobagem e tomando muito refrigerante? Fico impressionada de ver como as moças hoje têm estrias muito antes de engravidar!!!

Incentive seus filhos a comer de forma saudável. As crianças hoje estão mais obesas e muitas com colesterol alto!!!! Quando uma pessoa da casa começa a fazer regime, ficar mais saudável há uma tendência de todos da casa procurar se alimentar melhor. É tarefa de educação da mãe ensinar seus filhos a manterem sua saúde.

Não admita discussões à mesa.  Mesmo que seja uma família muito atarefada com muito trabalho e estudo procure ter um horário de refeição com toda a família pelo menos uma vez ao dia. É hora de por assuntos AGRADÁVEIS em dia.

Acostume a arrumar o prato uma vez só com a quantidade planejada e nada de ficar depois repetindo “Só um pouquinho! “Só mais um pouquinho! ...”,  “Só mais um tiquinho! ...”  Você já sabe que isso dá em mais um quilinho! ... !!!!

Uma boa sugestão para prologar a permanência da família a mesa, saudavelmente conversando é manter o hábito de servir um chá quente e sem açúcar após a refeição. Os meus filhos gostam de misso shiro (sopa japonesa). Água ou refrigerantes gelados não fazem bem. Imagine o estômago se aquecendo para fazer a digestão e receber um banho de líquido gelado. Dá trabalho esquentar tudo novamente. É melhor algo quentinho. 


·    Organização e planejamento diminuem o estresse


Estresse não engorda; o que engorda é comida! Mas o estresse ajuda sim a engordar ou a dificultar o emagrecimento, uma vez que o estresse crônico aumenta hormônios que facilitam inchar e tornam o metabolismo mais lento.

Que bom seria se pudéssemos eliminar tudo que estressa!! Impossível, mas com certeza algumas coisas a gente consegue eliminar. Saber priorizar tarefas, focar uma coisa de cada vez, diminui o estresse. Coisas a fazer que nunca são feitas sobrecarregam a mente. Eu nunca fui das mais organizadas nem focadas. Sempre tinha sobressaltos ao lembrar do que tinha de fazer e não havia feito. Resolvi um pouco desse problema com um caderninho onde anoto todas as minhas idéias e afazeres, mesmo que não sejam para fazer naquele dia. Anoto tudo ali, assim não tenho mais sobressaltos nem fico tentando lembrar qual foi aquela idéia legal que eu tive. 


·    Você toma algum remédio diariamente?


Se fizer uso de algum remédio diário, por exemplo, para pressão alta, diabetes e hipotireoidismo, tome-o conforme indicado pelo médico e não reclame. Pense: Que bom que existe esse remédio, se fosse antigamente, eu simplesmente morreria !!!!
Já que temos a felicidade pela existência desses remédios, TOME-OS FELIZ  !!!


Agora faça cartões de lembretes e não se esqueça de ler seus lembretes todos os dias!!!

  • Sempre arrumar o armário de roupas experimentando as roupas guardadas.
  • Procurar ter sempre uma calça nova, de liquidação, um número menor do que estou usando.
  • NUNCA ter uma roupa grande no meu armário. Nunca mais vou voltar a usar o que ficou grande.
  • Procurar fazer as refeições ficarem bonitas mesmo que seja um prato só para mim.
  • Não permitir discussões à mesa; somente conversas agradáveis !
  • Orientar a família, sem me tornar uma chata, a respeito de alimentação saudável.
  • Arrumar o prato planejado SOMENTE UMA VEZ !!!!
  • Procurar introduzir o hábito do chá após a refeição.
  • Ficar ligada em formas de administrar estresse.
  • Tomar FELIZ meus remédios TODOS os dias.