domingo, 12 de junho de 2011

Pão sem Glúten


Uma das coisas que experimentei uma vez para melhorar o funcionamento dos intestinos foi a tal da ração humana. Comi durante uma semana e inchei como um balão e parei de emagrecer por algum tempo.         

Então comprei o livro “Glúten e obesidade, a verdade que emagrece”, de Regina Racco (Rio de Janeiro, RJ: RRacco, 2008). Nesse livro aprendi a fazer algumas coisas sem glúten. Glúten é uma proteína presente no trigo, centeio, cevada e aveia. Consegui uma melhora importante dos intestinos e desinchei bastante. Depois disso, voltei a minha dieta e quase não uso pão com trigo. Hoje evito alimentos com glúten.

O livro tem uma receita de pão que é feito com inhame que dá uma consistência muito boa, gostosa e com sabor delicado. Fiz algumas modificações para usar soja e outros ingredientes. Consegui um pão bem nutritivo, que não esfarela e sem glúten, que utilizo em meu café da manhã, refeição essencial à saúde física, e em especial a minha integridade psicológica, pois é uma hora do dia que, particularmente adoro, com ou sem companhia.

O café da manhã, ou desjejum é essencial para a saúde, pois desperta o corpo para o funcionamento, como que “acordasse” o metabolismo. Ele diz ao corpo: comece a funcionar.

Pão sem Glúten
Essa receita dá para dois pães. Os ingredientes são citados em sua ordem de uso. 

  • 1 xícara de proteína de soja
Moer no processador ou liquidificador e passar para uma tigela.
Se não tiver processador, dá para moer no liquidificador inclinando-o para o lado.
  • 1 xícara de café de arroz integral
  • 1 xícara de café de linhaça
  • 1 xícara de café de gergelim
Moer o arroz integral com uma parte da linhaça e do gergelim (deixo dois terços na xícara). A linhaça moída fica muito amarga ao mastigar as sementes inteiras. Junte essa mistura à proteína de soja na tigela e mais o que sobrou do gergelim e da linhaça. Adicionar a mistura da tigela:
  • 2 colheres de sopa de semente de girassol (não e necessário mas gosto muito)
  • 1 xícara de chá de fécula de batata.
  • 1 colher de café de sal (quando tem, uso gersal - sal batido com gergelim)
Bater no liquidificador
  • 8 ovos
  • 3 inhames descascados e grosseiramente picados
  • 1 xícara de café de óleo de soja
Leve a mistura com os ovos a tigela com as farinhas e sementes e misture bem. A massa fica com consistência de massa de bolo.
Unte duas formas de pão de forma com manteiga (manteiga mesmo e, não margarina) e farinha de soja (lembre-se de não usar trigo).
Por fim acrescente misturando bem
  • 1 colher de sopa de fermento de bolo
Divida a massa nas duas formas e asse em forno alto, sem estar pré-aquecido.
No meu forno assa em trinta minutos.

Olhe que orgulho !!!!!!!! 


Esses dois pães dão para uma semana toda, pois tenho contribuintes para consumo.
Como qualquer outro pão é bem calórico. A consistência após esfriar é boa para cortar bem fino. Já tentei fazê-lo com menos ovos. Fica bom, mas esfarela, não dando para cortar fatias finas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário