segunda-feira, 6 de junho de 2011

Arrume a casa, o armário, a vida


·         Armário

 
 Com certeza você tem alguns números de roupas no seu armário. Eu tinha do 38 ao 44 (apertado, pois não queria confessar que era 46). Guardei todas as roupas que não entravam no corpo em caixas de papelão e protegidas com plástico azul. Separei e guardei mais ou menos por tamanhos.

Uma das minhas táticas de motivação é sempre deixar no armário as roupas que cabem no momento e uma calça nova, de liquidação (para não dar pena de dar embora depois) que ainda não serve. Experimento na loja uma que serve e levo um número menor. Não adianta vestir quarenta e seis e ficar sonhando com o trinta e seis de anos atrás. Metas que parecem impossíveis não são alcançadas. Um número menor é algo mais próximo, uma meta mais executável e incentiva mais por não ser tão distante. Também não é bom comprar roupas caras e em grande quantidade, pois dá até pena de perder depois.

Dê embora ou aperte cada roupa que ficar larga. Não deixe no armário para o caso de algum dia voltar a servir. Isso significa admitir engordar novamente. Livre-se de todas as roupas que ficaram grandes !!!!!! Não admita voltar a usá-las.
Cada vez que diminuo um número de calça, compro logo uma menor e rapidamente dou as roupas largas. Procuro sempre experimentar as roupas das caixas. É muito bom experimentar uma roupa que não servia mais e verificar que ficou bem. É melhor que roupa nova. Atualmente estou muito feliz usando meus antigos quarenta. Já tenho uma calça número trinta e oito a minha espera. 


·     O local de refeição 


A refeição deve ser algo agradável, inclusive no visual. Valorize seu prato, compre ou faça uma toalhinha bonita, agradável. Use louças sem lascas. Enfeite o prato com um ramo de salsinha.
Afaste da sua vista todas as guloseimas das crianças. Peça colaboração para família para não comer guloseimas a sua vista. Vai fazer bem para eles também. Será que seus filhos não estão comendo muita bobagem e tomando muito refrigerante? Fico impressionada de ver como as moças hoje têm estrias muito antes de engravidar!!!

Incentive seus filhos a comer de forma saudável. As crianças hoje estão mais obesas e muitas com colesterol alto!!!! Quando uma pessoa da casa começa a fazer regime, ficar mais saudável há uma tendência de todos da casa procurar se alimentar melhor. É tarefa de educação da mãe ensinar seus filhos a manterem sua saúde.

Não admita discussões à mesa.  Mesmo que seja uma família muito atarefada com muito trabalho e estudo procure ter um horário de refeição com toda a família pelo menos uma vez ao dia. É hora de por assuntos AGRADÁVEIS em dia.

Acostume a arrumar o prato uma vez só com a quantidade planejada e nada de ficar depois repetindo “Só um pouquinho! “Só mais um pouquinho! ...”,  “Só mais um tiquinho! ...”  Você já sabe que isso dá em mais um quilinho! ... !!!!

Uma boa sugestão para prologar a permanência da família a mesa, saudavelmente conversando é manter o hábito de servir um chá quente e sem açúcar após a refeição. Os meus filhos gostam de misso shiro (sopa japonesa). Água ou refrigerantes gelados não fazem bem. Imagine o estômago se aquecendo para fazer a digestão e receber um banho de líquido gelado. Dá trabalho esquentar tudo novamente. É melhor algo quentinho. 


·    Organização e planejamento diminuem o estresse


Estresse não engorda; o que engorda é comida! Mas o estresse ajuda sim a engordar ou a dificultar o emagrecimento, uma vez que o estresse crônico aumenta hormônios que facilitam inchar e tornam o metabolismo mais lento.

Que bom seria se pudéssemos eliminar tudo que estressa!! Impossível, mas com certeza algumas coisas a gente consegue eliminar. Saber priorizar tarefas, focar uma coisa de cada vez, diminui o estresse. Coisas a fazer que nunca são feitas sobrecarregam a mente. Eu nunca fui das mais organizadas nem focadas. Sempre tinha sobressaltos ao lembrar do que tinha de fazer e não havia feito. Resolvi um pouco desse problema com um caderninho onde anoto todas as minhas idéias e afazeres, mesmo que não sejam para fazer naquele dia. Anoto tudo ali, assim não tenho mais sobressaltos nem fico tentando lembrar qual foi aquela idéia legal que eu tive. 


·    Você toma algum remédio diariamente?


Se fizer uso de algum remédio diário, por exemplo, para pressão alta, diabetes e hipotireoidismo, tome-o conforme indicado pelo médico e não reclame. Pense: Que bom que existe esse remédio, se fosse antigamente, eu simplesmente morreria !!!!
Já que temos a felicidade pela existência desses remédios, TOME-OS FELIZ  !!!


Agora faça cartões de lembretes e não se esqueça de ler seus lembretes todos os dias!!!

  • Sempre arrumar o armário de roupas experimentando as roupas guardadas.
  • Procurar ter sempre uma calça nova, de liquidação, um número menor do que estou usando.
  • NUNCA ter uma roupa grande no meu armário. Nunca mais vou voltar a usar o que ficou grande.
  • Procurar fazer as refeições ficarem bonitas mesmo que seja um prato só para mim.
  • Não permitir discussões à mesa; somente conversas agradáveis !
  • Orientar a família, sem me tornar uma chata, a respeito de alimentação saudável.
  • Arrumar o prato planejado SOMENTE UMA VEZ !!!!
  • Procurar introduzir o hábito do chá após a refeição.
  • Ficar ligada em formas de administrar estresse.
  • Tomar FELIZ meus remédios TODOS os dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário