Comer só soluciona FOME
No decorrer de dez anos emagreci e engordei novamente algumas vezes, o que sabemos que é muito freqüente aconteder. Fica sempre a pergunta que não quer calar: POR QUÊ ENGORDAR DE NOVO, CRIATURA IGNÓBIL QUE JÁ SABE QUE COMER PORCARIA ENGORDA????!!! AAAHHHHH!!!!
Vamos dizer, todo mundo sabe o que é fome. Aquela dor esquisita, com sensação de buraco na barriga e vontade de comer. Daí, procuramos por comida, comemos e pronto. Paramos quando estamos saciados. Mas, nããããooo, comemos também por outros motivos; e muito.
Comemos porque estamos felizes, porque estamos tristes, porque está gostoso, para comemorar, porque estamos com vontade daquele docinho, porque queremos agradar alguém, porque estamos cansados ou quem sabe relaxados, e outros motivos como adiar algo desagradável e por aí vai. Todos os motivos e desculpas possíveis que não sejam fome. Parece que quanto mais se come mais se encontra motivos para comer.
Como se não bastasse, não é só o ato de comer. O interesse é por porcarias, doces, guloseimas, todos os “engordiets” conhecidos e imaginados!
Comida é para alimentar e saciar a fome. Não se deve comer a não ser por esse motivo. Devemos nos educar a identificar esse evento único: FOME.
Não coma para compensar ou confortar
O que é essa vontade de saciar a tristeza do meu coração? Não é fome? Não coma!
Uma pessoa que não controla o impulso de comer, além de engordar fica com muitos problemas. Pense bem: você consegue organizar algo se seu corpo estiver desorganizado?
Como manter a eficiência total com gordura a mais, colesterol e triglicérides altos, pressão alta, descompensação de diabetes, dor no corpo, lentidão, auto estima baixa, desânimo, desânimo, e mais desânimo?
Não coma para se confortar, não vai resolver o problema. O que resolve o problema é encontrar a solução. Comer em demasia só vai piorar as coisas e desviar o problema.
Fortaleça a vontade; não facilite as tentações
Simples, não é? É, mas não é !!! Não é nada fácil. É preciso disciplina para reeducar o cérebro a se controlar. É necessário adequar os estados emocionais ao que eles representam de fato.
Problemas financeiros são resolvidos com trabalho e controle; aborrecimentos familiares com conversa e organização. Cada coisa no seu lugar e para tudo precisa de controle e organização.
Problemas psicológicos ligados a fatos do passado não se resolvem com comida sem fome ou com guloseimas.
A obesidade e suas conseqüências têm solução com administração dos sentimentos e da alimentação.
Certas coisas que fazemos às vezes são muito boas para torturas como sentar na frente do sofá com um prato com um grande pedaço de bolo e ficar tentando resistir. PRA QUÊ?
Largue o prato na geladeira, vá tomar um banho, saia de casa ou faça qualquer outra coisa, mas não fique com o prato na mão. Diminua a exposição aos alimentos “engordantes” e deixe a mostra as maçãs, peras, morangos, cenoura crua descascada, queijo; coisas que você escolheu bem bonitas para se tratar bem. Isso que é se tratar bem. Alimentos saudáveis, frescos, suculentos e bonitos.
Devemos aprender a gostar desses alimentos, pensar neles como remédios que aos poucos ajudam a limpar o colesterol, os triglicérides, controlar o metabolismo lento e viciado. Você vai comer o que estiver disponível; não da para comer o que não foi comprado, portanto não compre bobeiras.
Torne seu ambiente mais saudável e que permita fazer escolhas saudáveis deixando alimentos saudáveis a mostra.
Troque tudo pelo seu melhor substituto
E, principalmente alimentos prontos por preparados em casa, pois com certeza são feitos com ingredientes saudáveis.
Doces | → | Frutas |
Massas | → | Legumes e verduras suculentos |
Carnes gordas | → | Magras |
Leite integral | → | Leite semi ou desnatado |
Cereais e pães brancos | → | Cereais e pães integrais |
Bebidas diversas | → | Bebidas sem açúcar |
E, principalmente alimentos prontos por preparados em casa, pois com certeza são feitos com ingredientes saudáveis.
Aos poucos suas preferências gustativas vão mudar.
Compras inteligentes
Faça compras inteligentes, com lista saudável e desvie-se dos corredores “engordantes”.
Nunca, jamais, em tempo algum vá fazer compras com fome. Se não consegue resistir a comprar porcarias, peça a outra pessoa da família para fazer as compras ou leve um controlador.
Em viagens, sempre procuro levar maçã e cenoura crua, pois todas as paradas só encontramos massas, salgados e doces para comer. Quando encontro iogurte, aproveito e tomo um sem açúcar.
Em festas concentre-se nas pessoas e nas conversas. Nunca vou a uma festa sem antes comer uma maçã ou tomar um copo de leite.
Os mercados, festas, restaurantes, shoppings e viagens são como "campos minados" nos quais se deve caminhar com cuidado e planejamento. Tome cuidado em cada evento desses. Se for cometer um deslize, escolha bem o momento e faça com que valha a pena e nada de arrependimento. Por exemplo, se quiser comer algo especial e engordante, faça-o raramente e com prazer.
Há também muitos sabotadores de regimes que merecem um post específico de como lidar com eles, que escreverei mais adiante.
Enquanto isso, boas compras.!!!