domingo, 5 de fevereiro de 2012

Gordura Boa ??? Gordura Má ???

Gente, voltei!!
Passei uns meses com alguns probleminhas ... , fiz mudança ... , final de ano ... , um quilo a mais ... , Mas, tudo bem, voltei.

Mas, agora VEJA BEM !! PORQUE EXISTE GORDURA NO NOSSO CORPO ?????

Olha só essa afirmação: A gordura é a proteção que a Natureza deu aos animais.
Como assim a gordura não é algo que existe só pra nos prejudicar e tirar nossa beleza e saúde? A Natureza não se virou contra nós?

Não, não, nós é que nos esquecemos da Natureza e esquecemos que somos animais. Na nossa civilização com supermercados e comida farta esquecemos que nossa origem é igual à de todos os animais que têm de caminhar, andar muito atrás de alimento. Esquecemos que quando o alimento é encontrado, nos dias de fartura, é ingerido em grande quantidade e guardado como estoque em um tecido maravilhoso chamado gordura que guarda todo o excesso, garantindo, assim, a vida nos dias de escassez. Esquecemos que a origem da raça humana é caçar e colher raízes e frutas. 



A gordura faz parte de um mecanismo de defesa da Natureza que permite a manutenção das espécies durante os bilhões de anos de vida na Terra. A gordura protege os animais salvando-os da morte quando há escassez de alimentos. Nós humanos precisamos entender a gordura, para podermos nos ver livres dela, pois não precisamos desses estoques. O fato de termos uma civilização com comida farta, alimentos à vontade em supermercados cheios de comida pronta, macarrão e doces e refrigerantes nos quais chegamos nos nossos carros, está nos fazendo gordos.

E sabe aquela sua amiga magra, que come um monte que não dá pra acreditar e se mantém sempre com aquele corpinho? Ela não teria passado da primeira infância se não vivêssemos em uma civilização com comida farta. Essas pessoas que comem muito e são "magros de ruidade" são uma pequena parte da população que não teria sobrevivido se tivesse nascido na idade da pedra, quando não havia plantações. Essas pessoas não fariam os estoques, não acumulariam nem um pouco de gordura. Por isso essas pessoas são raras; QUE IRONIA !!@!$%$#d !!!  ELAS SÃO ANORMAIS!!!!! Por isso todo mundo está ficando gordo! Porque a maioria das pessoas é normal; a maioria das pessoas acumula gordura se come a mais do que o necessário !!!!   


Pois é : que ironia. Os normais estão pagando pelo ócio e pela gula. Mas vamos pensar: a Natureza ignora a existência de supermercados, dos fast foods, das lanchonetes, restaurantes, comida pronta em grandes freezers. Vamos pensar também que a Natureza não percebeu que não precisamos mais fazer reservas para dias escassos. Ela age como aprendeu e nossa genética corresponde: todo o excedente é guardado na gordura. E, convenhamos, está sobrando muito. Foi-se o tempo do cinema com um saquinho de pipoca ... Agora é de balde! Refrigerante caçulinha? Bobagem!!! O negócio é pet de dois litros. Cachorrinho quente? Que é isso ... sanduíche bom chama Big alguma coisa!!

Como se não bastasse a ocorrência desse acúmulo, a Natureza ainda deu um jeito de melhorar esse mecanismo de estocagem e se tornou muito boa nisso: quanto maior o período de jejum (imagine como eram longos nas secas e nos invernos rigorosos) mais rapidamente o excedente é guardado e ainda mais difícil fica liberar a gordura para ser eliminada. Esse é o motivo pelo qual não adianta fazer regime de fome o dia todo para comer bastante no jantar ou naquela festa legal à noite. Vai engordar. O ato de guardar o excedente vai ser mais eficiente e prejudicial.  

Então, como emagrecer, como fazer regime que funcione ???!!!!!!

O segredo é convencer a Natureza de que não precisa guardar nada, porque não há escassez e não há excedente. Por isso devemos comer várias PEQUENAS (aloou ! Pequenas) refeições por dia: três refeições maiores (refeição maior não é refeição enorme !!!!) e dois lanches pequenos (pequenos mesmo!). Assim, a gordura começa a ser liberada e dissolvida. Fazendo essas refeições a cada quatro horas mais ou menos, o corpo, a gordura vai liberando o que está guardado. O mais legal é que se fizer isso direito, não há fome.
A perda de peso deve ser lenta e constante, com cuidado de manter uma alimentação saudável e variada, com legumes e frutas, evitando massas, muito cereal e quando os consumir devemos procurar garantir que sejam integrais. As proteínas devem ser principalmente de carnes brancas, com pouca gordura. Devemos procurar consumir um pouco de gordura insaturada de alta qualidade como azeite e sementes oleaginosas (amêndoas, nozes, castanha-do-Pará – UM POUCO, viu !!!! três por refeição). A velocidade da perda  vai depender da idade, genética, tempo de obesidade, determinação. Além disso, vai depender da qualidade dos alimentos e prática de exercícios físicos constantes.

Os exercícios são também muito importantes, pois é através deles que se dá a manutenção da perda tão duramente conquistada. Os exercícios devem ser moderados e a prática mais comum é a caminhada. Podemos aumentar a quantidade de exercícios realizados diariamente através de exercícios não intencionais como subir escadas, ir a pé a alguns lugares como supermercado, largar o carro um pouco afastado do trabalho, manter-se ativo em casa fazendo limpeza, prática de jardinagem e outras atividades. Lembre-se que o homem precisava ANDAR para achar comida.



Então, planeje suas refeições sempre e lembre-se: está sobrando gordurinha???? Então está sobrando alimento. Coma menos. Coma somente para dar aquela sensação de que passou a fome, mas não lotou. Observe que se começou a perder peso e de repente parou e logo começa a engordar aos pouquinhos, aquele jeans que estava legal começou a ficar mais justinho de novo, atenção, pois está comendo um pouquinho a mais do que devia. Não adianta se enganar. Volte aos padrões de quando estava emagrecendo.


SE JOGUE NA CONSTÂNCIA !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário