segunda-feira, 27 de junho de 2011

O Problema X A Fome

Comer só soluciona FOME

No decorrer de dez anos emagreci e engordei novamente algumas vezes, o que sabemos que é muito freqüente aconteder. Fica sempre a pergunta que não quer calar: POR QUÊ ENGORDAR DE NOVO, CRIATURA IGNÓBIL QUE JÁ SABE QUE COMER PORCARIA ENGORDA????!!! AAAHHHHH!!!! 

Vamos dizer, todo mundo sabe o que é fome. Aquela dor esquisita, com sensação de buraco na barriga e vontade de comer. Daí, procuramos por comida, comemos e pronto. Paramos quando estamos saciados. Mas, nããããooo, comemos também por outros motivos; e muito. 

Comemos porque estamos felizes, porque estamos tristes, porque está gostoso, para comemorar, porque estamos com vontade daquele docinho, porque queremos agradar alguém, porque estamos cansados ou quem sabe relaxados, e outros motivos como adiar algo desagradável e por aí vai. Todos os motivos e desculpas possíveis que não sejam fome. Parece que quanto mais se come mais se encontra motivos para comer.

Como se não bastasse, não é só o ato de comer. O interesse é por porcarias, doces, guloseimas, todos os “engordiets” conhecidos e imaginados!

Comida é para alimentar e saciar a fome. Não se deve comer a não ser por esse motivo. Devemos nos educar a identificar esse evento único: FOME.


Não coma para compensar ou confortar 

O que é essa vontade de saciar a tristeza do meu coração? Não é fome? Não coma!

Uma pessoa que não controla o impulso de comer, além de engordar fica com muitos problemas. Pense bem: você consegue organizar algo se seu corpo estiver desorganizado? 

Como manter a eficiência total com gordura a mais, colesterol e triglicérides altos, pressão alta, descompensação de diabetes, dor no corpo, lentidão, auto estima baixa, desânimo, desânimo, e mais desânimo?

Não coma para se confortar, não vai resolver o problema. O que resolve o problema é encontrar a solução. Comer em demasia só vai piorar as coisas e desviar o problema. 


Fortaleça a vontade; não facilite as tentações

Simples, não é? É, mas não é !!! Não é nada fácil. É preciso disciplina para reeducar o cérebro a se controlar. É necessário adequar os estados emocionais ao que eles representam de fato.

Problemas financeiros são resolvidos com trabalho e controle; aborrecimentos familiares com conversa e organização. Cada coisa no seu lugar e para tudo precisa de controle e organização.

Problemas psicológicos ligados a fatos do passado não se resolvem com comida sem fome ou com guloseimas.  

A obesidade e suas conseqüências têm solução com administração dos sentimentos e da alimentação. 

Certas coisas que fazemos às vezes são muito boas para torturas como sentar na frente do sofá com um prato com um grande pedaço de bolo e ficar tentando resistir. PRA QUÊ? 

Largue o prato na geladeira, vá tomar um banho,  saia de casa ou faça qualquer outra coisa, mas não fique com o prato na mão. Diminua a exposição aos alimentos “engordantes” e deixe a mostra as maçãs, peras, morangos, cenoura crua descascada, queijo; coisas que você escolheu bem bonitas para se tratar bem. Isso que é se tratar bem. Alimentos saudáveis, frescos, suculentos e bonitos. 


Devemos aprender a gostar desses alimentos, pensar neles como remédios que aos poucos ajudam a limpar o colesterol, os triglicérides, controlar o metabolismo lento e viciado. Você vai comer o que estiver disponível; não da para comer o que não foi comprado, portanto não compre bobeiras. 

Torne seu ambiente mais saudável e que permita fazer escolhas saudáveis deixando alimentos saudáveis a mostra.


Troque tudo pelo seu melhor substituto


Doces
Frutas
Massas
Legumes e verduras suculentos
Carnes gordas
Magras
Leite integral
Leite semi ou desnatado
Cereais e pães brancos
Cereais e pães integrais
Bebidas diversas
Bebidas sem açúcar

E, principalmente alimentos prontos por preparados em casa, pois com certeza são feitos com ingredientes saudáveis.
Aos poucos suas preferências gustativas vão mudar.  


Compras inteligentes

Faça compras inteligentes, com lista saudável e desvie-se dos corredores “engordantes”. 

Nunca, jamais, em tempo algum vá fazer compras com fome. Se não consegue resistir a comprar porcarias, peça a outra pessoa da família para fazer as compras ou leve um controlador. 

Em viagens, sempre procuro levar maçã e cenoura crua, pois todas as paradas só encontramos massas, salgados e doces para comer. Quando encontro iogurte, aproveito e tomo um sem açúcar. 

Em festas concentre-se nas pessoas e nas conversas.  Nunca vou a uma festa sem antes comer uma maçã ou tomar um copo de leite. 

Os mercados, festas, restaurantes, shoppings e viagens são como "campos minados" nos quais se deve caminhar com cuidado e planejamento. Tome cuidado em cada evento desses. Se for cometer um deslize, escolha bem o momento e faça com que valha a pena e nada de arrependimento. Por exemplo, se quiser comer algo especial e engordante, faça-o raramente e com prazer. 

Há também muitos sabotadores de regimes que merecem um post específico de como lidar com eles, que escreverei mais adiante.  

Enquanto isso, boas compras.!!!


2 comentários:

  1. BO DIA!

    QUE DELICIA DE POST MENINA, SUPER MOTIVADOR E ME MOSTROU CLARAMENTE ONDE ESTOU ERRANDO, OBRIGADA!!

    UM GRANDE ABRAÇO, BJOS

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas.e continue com a animação.
    Bjus e ótima semana.

    ResponderExcluir